top of page

A verdade como missão



Edgard Leite Ferreira Neto


A percepção de que há uma ordem no mundo, tanto neste, finito, quanto num outro, infinito, é um fundamento importante para o pensamento. Por tal entendimento podemos nos situar, diante da vida, com clareza e certezas, mesmo considerando que a existência, aqui, é repleta de obscuridades e incertezas.


O conhecimento do mundo avança no entendimento dessa ordem, tanto naquela visível, quanto na invisível, e no entendimento da fonte última de ambas, Deus. E, portanto, não há contradição possível entre as dimensões do cosmo. Pois o natural e o sobrenatural se harmonizam no plano do Criador. Assim entendia São Tomás de Aquino.


Há elementos universais que podem ser encontrados nas coisas que nos cercam, no necessário, no constante e no essencial. Isso nos permite caminhar em segurança pela rua, entrar num avião, ir à lua, comer em algum lugar ou apenas passear. Mas essa ciência não sustenta, por si só, a qualidade das nossas decisões. O como fazemos ou porque fazemos tudo.


E por isso a história é, acima de tudo, o estudo de nossas tentativas de fazer coisas certas ou de nossas insistências em fazer coisa erradas, conectadas, ou desconectadas, a algo, ou de algo, maior que a ciência das leis do mundo.


A filosofia complementa a ciência, pois nos permite o conhecimento de Deus, e nos convida ao estudo das criaturas e como elas atuam no entendimento da Eternidade. E a teologia nos orienta a entender como tudo começa com Deus e tudo com ele se relaciona. Esses amplos movimentos intelectuais nos conduzem à percepção da harmonia entre o natural e o sobrenatural, entre razão e revelação. A razão vem do mundo e, por entender a criatura, nos conduz ao conhecimento de Deus. E Deus, vindo das alturas, desce ao ser humano pela revelação. E nessa ordem maravilhosa das coisas, se vive a verdade.


Ir na direção da verdade é objetivo do ser. E mesmo quando os horizontes vão se ampliando e mais elementos são colocados ao nosso entendimento das coisas, continua havendo mistério, mas também verdade a ser alcançada e vivida, pelo intelecto e pela graça. Sem essa verdade, nada somos. Nos tornamos apenas fragmentos de consciência, rumores de existência, pálidas sombras de sentimentos perdidos.

51 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page