top of page

Edgard Leite recebe Medalha 200 anos da Independência do Brasil



O Presidente da Academia Brasileira de Filosofia e Diretor do Instituto Realitas, Edgard Leite Ferreira Neto, recebeu a Medalha 200 anos da Independência do Brasil, do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil.


"O Brasil tem sua história, do ponto de vista moral, marcada pela disputa entre a pura ação predadora e a ansiedade pela redenção virtuosa. O entendimento amplo, ainda que difuso, estabelecido pelo menos desde o século XVII, no sentido de priorizar, socialmente, objetivos espirituais sobre objetivos meramente temporais sempre pareceu reação suficiente aos movimentos contínuos pela hipertrofia do privado sobre o bem comum. 1822 deu-se sob a égide desse compromisso maior por princípios e valores capazes de assegurar, moralmente, o controle da predação e do abuso. Por isso nos tornamos independentes como nenhum outro país da América, movidos por uma angústia que recusava a corrupção do mundo e buscava, acima de tudo, o bem, mesmo diante do pior quadro moral. Esse dilema é fundador, e contínuo desafio da nossa nacionalidade".

O Prof Edgard Leite é autor, entre outros livros, de Predadores: Repensando o Brasil em seus fundamentos morais e Identidade Dissidente: temas para uma nova História do Brasil. Está no prelo seu novo livro O Surgimento do Sentido: formação espiritual do Brasil, das origens a finais do século XVIII.

40 visualizações0 comentário
bottom of page