top of page

Lançamento de O despertar do sentido




É com grande satisfação que anunciamos o mais recente livro de Edgard Leite. O despertar do sentido: formação espiritual do Brasil, das origens a finais do século XVIII. O livro, em grande medida continuação de Predadores: repensando o Brasil nos seus fundamentos morais (2019), é o resultado de uma pesquisa que busca respostas para o que vivenciamos hoje e procura nos ajudar a entender "porque assim sentimos e porque assim reagimos”.


Segundo Edgard Leite, o objetivo deste trabalho é "pensar o sentido da espiritualidade brasileira através da história de sua formação”. E entender o papel desse “mundo invisível do espírito” na construção dos elos entre as pessoas que para cá vieram desde o século XVI. O despertar do sentido busca compreender a origem e a natureza das crenças dos brasileiros e como estas costuram o tecido da nossa nacionalidade.


O livro aborda diversos temas centrais desse processo. Entre eles, a natureza das formas fundadoras de vida espiritual no Brasil, o papel dos africanos, índios, portugueses, cristãos-novos e velhos na construção da espiritualidade original, a antropofagia e as crenças coloniais em anjos e demônios e a gênese da obsessão pelo tema do Império. O livro traça um panorama da realidade espiritual e histórica de um Brasil dissidente diante das grandes questões globais existentes durante seu período formativo. Mas que desenvolveu os elementos básicos de um sentido para sua existência enquanto sociedade.


Para o autor, "não foram os números, nem os conflitos, que construíram o Brasil, mas seus dramas humanos. E, entre eles, o principal, aquele fundado no diálogo simultâneo da consciência com a finitude do mundo e com a eternidade (…) portugueses, africanos e índios compartilharam essa experiência e se descobriram iguais, convergentes, em uma dimensão transcendente da existência. E tal dimensão adquiriu, aos poucos, a configuração de uma identidade social, denominada Brasil".


O lançamento será no dia 18 de janeiro de 2023 às 16h na Academia Brasileira de Filosofia, Rua do Riachuelo 303, Rio de Janeiro.



16 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page