O Presidente da Academia Brasileira de Filosofia e Diretor do Instituto Realitas Prof. Dr. Edgard Leite Ferreira Neto, foi homenageado pela "Associação de Ex-Combatentes do Brasil" com a Medalha do Jubileu de Brilhante da Vitória, comemorativa dos 70 anos da vitória brasileira na II Guerra Mundial.
"É certo lembrar os combatentes que lutaram, pelo Brasil, contra a crueldade nazista. Honra a nossa condição de brasileiros ter combatido- e vencido- nos difíceis campos da Itália. O sacrifício deles não pode ser esquecido, e suas ações heróicas devem perdurar como exemplo para as atuais e futuras gerações. Se não tivessem agido, o nazismo continuaria trabalhando para exterminar a humanidade inteira. Os nossos soldados foram, portanto, mais que heróis. Sobre eles repousam as nossas liberdades e existências. Devemos sempre reafirmar que vale à pena lutar pelo Brasil e por aquilo que é certo e bom. Lutar pelo direito de ser aquilo que somos. Defender a liberdade".
Justíssima homenagem ao Presidente da Academia Brasileira de Filosofia, que nestes tempos de obscurantismo decorrente da censura sobre a livre expressão, não tem deixado de honrar a liberdade de pesquisa e de expressão.