Edgard Leite Ferreira Neto
Não é verdade que somos determinados pelo passado. Ao contrário, estamos sempre condenados a romper com o passado. Porque é da natureza das coisas o novo, a transformação. A tradição que respeitamos e seguimos não é passado, mas vivência da eternidade no presente. Luz que nos permite avançar pela escuridão da história e das rupturas e que torna tudo novo. Pela Graça de Deus e pelas nossas decisões virtuosas.
Se isso implica em eventual sofrimento, implica também em renovação, em contínua redenção, processo que se realiza través do exercício da liberdade da consciência, quando seguimos o caminho virtuoso dos valores de Deus. Não haveria liberdade se não pudéssemos escolher o rumo da verdade. Os erros que cometemos ontem não devem nos paralisar, ao contrário, eles existiram para ser superados.
Se não fosse possível ter novas atitudes e mudar o rumo da vida, não seria jamais viável sermos algo melhor, algo mais verdadeiro. Mesmo porque aprendemos nos livros e com os outros, mas também aprendemos com os erros da vida: se nos inspira as palavras de Deus. A coragem de ir adiante, de percorrer o caminho da redenção deve ser parte integrante da nossa jornada pela vida.Em sintonia com a tradição e a vontade de Deus, seremos, apenas assim, os senhores da nossa história.
Comments